Durante muito tempo, acreditou-se que investir na Bolsa de Valores era perigoso e que qualquer um perderia seu dinheiro se tomasse essa atitude arriscada.

Na verdade, até hoje uma parte desse pensamento se mantém na mentalidade de muitos brasileiros e, principalmente, no das classes sociais mais vulneráveis.

Fato é que o ser humano tem, por essência, medo do que desconhece, e no Brasil, o problema sistêmico da educação impede que a população tenha o conhecimento necessário para entender novidades e elementos que não sejam culturalmente difundidos.

A realidade brasileira é de desconhecimento, principalmente, quanto à educação financeira, no entanto, devemos tentar mudar isso.

Renda Variável X Renda Fixa

Na renda variável, os preços de aquisição variam, bem como os rendimentos.

Por sua vez, na renda fixa, as regras de taxa e rendimentos são determinados no momento do investimento.

De fato, a renda variável é, comumente, mais arriscada, no entanto, isso não é uma regra absoluta.

Pode-se citar as debêntures como exemplificação disso, isso porque constituem títulos de dívida emitidos por empresas que precisam de recursos para financiar seus projetos e atividades e, normalmente, apresentam grande risco de não pagamento (calote) pelas empresas, sem qualquer tipo de seguridade.

Investimento em boas empresas

De uma forma geral, todo e qualquer investimento deve ser planejado e entendido em sua completude para que seja viável.

No entanto, ao começar, é importante escolher produtos menos imprevisíveis e mais confiáveis.

Afinal, você acredita que o Banco do Brasil irá quebrar? ou o Santander? Ora, de toda forma, você utiliza esses bancos para guardar seu dinheiro, então você já conhece a confiabilidade histórica das empresas.

De todo modo, o CDB que você investiria seria nessa própria empresa? Então a diferença entre os investimentos estaria na garantia do FGC.

Por conseguinte, parece óbvio que investir em ações dessas empresas mais consolidadas, com grande responsabilidade fiscal e longa história no mercado é uma boa opção.

Para ser sincero, é possível que essa seja uma ideia mais segura do que muitas da renda fixa.

Conclusivamente, investir em Bolsa de Valores não é algo que se possa chamar de perigoso ou arriscado, no entanto, isso dependerá da sua estratégia e forma de aportar.

Categorias: Todos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *