A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário, é um título de renda fixa emitido por bancos, a fim de captar dinheiro.

É seguro investir em CDB’s?

Como esses são títulos emitidos pelos bancos brasileiros, normalmente, são extremamente seguros, ainda mais em sendo um grande banco.

De todo modo, as aplicações em CDB’s são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), na quantia de até R$ 250 mil por CPF, então o investimento é completamente seguro, tendo em vista que, em caso de quebra do banco, o FGC fica obrigado a restituir o valor aos investidores.

Tipos de CDB’s

As emissões podem ser prefixadas, pelo qual a taxa do investimento é fixa,  ou seja, a taxa de juros deve determinada no momento da aplicação e, portanto, o investidor pode calcular quanto seu dinheiro irá render até o final da aplicação.

Existe ainda a hipótese de CDB pós-fixado, que estará atrelado a um indexador econômico, como o CDI, e sofrerá variação.

Outros pontos

Deve-se atentar ao prazo de carência, sendo que a tributação do Imposto de Renda sobre os CDB’s é regressiva.

É importante consultar a tabela de incidência de IR sobre o investimento, haja vista impactar de 22,5% a 15% do patrimônio.

Tabela regressiva de imposto de renda sobre aplicação CDB

https:blog.toroinvestimentos.com.br/renda-fixa/o-que-e-cdb/

A liquidez também poderá divergir em cada caso, portanto, analise se faz sentido um CDB sem liquidez ou com liquidez imediata, que possibilita a retirada do dinheiro a qualquer momento.

Conclusão

As aplicações em CDB’s são bastante comuns e, geralmente, irão cumprir um bom papel de investimento, é claro, por muitas vezes terão rendimentos baixos, mas isso deve ser analisado na situação concreta. Fato é que esse é um ótimo investimento, se bem analisado.

Sobre o que é liquidez:

Como começar a investir?

Categorias: Todos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *